O outono de Alice Guy-Blaché

20:52

Este post foi escrito por Bardo quando colaborador do Entre Sujeitos e Verbos

Alice Guy-Blaché
Movimentos feministas se tornaram bastante comuns a partir da segunda metade do século XX, em busca da valorização da mulher e de mais espaço em áreas profissionais onde era mais comum a atuação masculina. No entanto, muito antes disso mulheres já se destacavam em diversas áreas onde a presença masculina ainda era majoritária. No cinema, a primeira mulher não só serviu de estreia para o dedo do sexo feminino na sétima arte como também foi inovadora ao trazer avanço à técnica de fotografar o movimento.

Estamos falando da cineasta francesa Alice Guy-Blaché. Ela foi a primeira a chefiar um estúdio cinematográfico, e também a primeira diretora de cinema a criar uma narrativa fílmica. Referimo-nos aqui ao filme La Fée Aux Choux, de 1896, o qual poderá ver abaixo:



A cineasta possui vários filmes em sua carreira, porém queremos destacar aqui o filme Falling Leaves (1912) – uma garota vê sua irmã passar mal e, ao ser examinada por um médico, o ouve dizer que antes que as folhas caiam das árvores ela não sobreviverá.



A menina prende as folhas nos galhos para salvar a irmã. Uma narrativa simples, porém tocante. 

Este post foi escrito por Bardo quando colaborador do Entre Sujeitos e Verbos

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe no Instagram

Acompanhe no Facebook

A partir do dia 03/08/2013, as fotos são de autoria do autor do post, quando não indicado o contrário.
Antes dessa data, as fotos utilizadas aqui no blog foram encontradas na internet, quando não indicado o contrário. Se você é ou conhece o autor, informe nos comentários e colocarei os devidos créditos :)