Amores Inversos - Crítica (2014)

00:27

Este post foi escrito por Bardo quando colaborador do Entre Sujeitos e Verbos

Liza Johnson faz filme sobre mudanças carregado de otimismo

A diretora Liza Johnson dirige seu segundo filme, baseado no conto intitulado Ódio, amizade, namoro, amor, casamento, da escritora canadense Alice Munro, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura em 2013. Johanna Parry, interpretada por Kristen Wiig, é contratada para tomar conta de um homem idoso (Nick Nolte) e da pré-adolescente Sabitha. Tímida, de cabelos franzidos, sem maquiagem, ingênua, Johanna é enganada por Sabitha e sua colega de escola, que faz com que a empregada pense que o pai de Sabitha, Ken (Guy Pearce), possui um interesse amoroso nela. A força motriz para as ações de Johanna durante o filme partem daí.

Fruto da brincadeira das jovens supracitadas, Johanna encontra forças para vencer a timidez: começa a se maquiar, compra um vestido novo, enfrenta ordens de seu "chefe", se muda sem aviso-prévio para a casa de Ken. Mas é sua conduta que move as mudanças e reviravoltas do filme. Johanna, apesar de ser enganada, permanece condescendente, generosa.

Liza Johnson tem paciência para o desenvolvimento da história, mas parece concluir que as mudanças são simples - Ken consegue parar de cheirar cocaína apenas jogando seu último saquinho na privada; mesmo a terapia dos Narcóticos Anônimos não é o suficiente para motivar Ken, mas a presença submissa de Johanna o motiva. Em uma série de cortes bruscos com os quais a diretora tenta finalizar o enredo, Liza Johnson mostra de forma bem otimista como as mudanças de hábito são fáceis - o fluxo das mudanças não encontra nenhum obstáculo, tornando o ato conclusivo simples e carregado de otimismo. Liza mostra, assim, que a força da mulher é motivada pelo desejo de construir e cuidar de uma família própria, não da de outros, e é demonstrada em sua submissão marital e prestatividade.


Elenco: 
Kristen Wiig 
Guy Pearce
Hailee Steinfeld
Nick Nolte
Jennifer Jason Leigh
Christine Lahti
Sami Gayle
Direção: 
Liza Johnson
Gênero: 
Drama
Duração: 
100 min.
Distribuidora: 
Paris Filmes
Classificação:

14 Anos

Este post foi escrito por Bardo quando colaborador do Entre Sujeitos e Verbos

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe no Instagram

Acompanhe no Facebook

A partir do dia 03/08/2013, as fotos são de autoria do autor do post, quando não indicado o contrário.
Antes dessa data, as fotos utilizadas aqui no blog foram encontradas na internet, quando não indicado o contrário. Se você é ou conhece o autor, informe nos comentários e colocarei os devidos créditos :)